sábado, 7 de novembro de 2015


      Comece uma Nova História
         Diga "Não" a Violência


“...para cada olho ferido, existirá um olho arrancado”



Temos exemplos de histórias que são passado, mas existe outras que jamais passarão, porque deixaram marcas profundas de indignação e revolta. O chocante ataque às torres gêmeas nos Estados Unidos em 11 de setembro em 2011, o assassinato da menina Isabella Nardoni e do menino Joaquim Ponte Marques, das balas perdidas nos morros das favelas com polícia pacificadora, refletem todo ódio e intolerância que se estabeleceu nessa sociedade. Mas, não foi somente esses exemplos de violência. Eles começaram muito antes desses acontecimentos.

Barra Velha - SC
Imperdoável é o adjetivo que qualifica nosso horror frente a tantos outros atos de violência. Palavra que rima perfeitamente com ignorância, criando vestígios de angústia. Ao perdermos a ingenuidade de imaginar que as coisas podem ajeitar-se por si mesmas, sem a nossa interferência, nossa relação com o mundo se torna mais amadurecida, mais adulta.


Não vai ser os muros, nem cercas, nem os concretos dos edifícios, cada vez mais altos, nem por vigilantes super treinados. Nossa única proteção será abrir nossos corações e mudar o jeito de como caminhamos pela vida. Nossa atitude falará mais alto; nossos bons exemplos provocarão reações positivas.
Inadmissível, é outro adjetivo que podemos usar para definir a violência, o terrorismo. Inaceitável, irrelevante porque não modifica nada para aqueles que se sentem prejudicados pelo sistema que sempre atacaram.


Daí você percebe que a vingança é vazia e inútil, além de perigosa. Mas, não podemos fechar os olhos, e parece que a lição ainda não foi aprendida. Não cessará os clamores por justiça por pessoas que perderam seus entes queridos nos mais diversos atos de violência; assaltos; abusos de poder, desconsiderações com idosos e crianças. As filas nos hospitais públicos vão continuar; o descaso é absoluto nesse momento. A distância que existe entre a consideração e a conscientização está aumentando cada vez mais.  Sistemas de terror estão assolando a placidez de nossos jardins.




Não cessará as lágrimas e os gemidos que se faz ouvir a distância, pedindo por socorro, para que tenhamos a bondade de redesenhar o projeto de um mundo mais consciente e mais humano. É preciso empregar a melhor e a mais efetiva arma contra este estado de sítio: a Solidariedade.




O ataque das torres gêmeas provoca o mesmo horror que a morte de uma população inteira na Etiópia ou na África, cuja arma letal é a fome.  A guerra do Vietnã, Irã e Iraque e outras, demonstram o que falta na consciência dos povos. Retrata a ganância, o egoísmo, a inveja e poder nas mãos erradas.


Barra Velha - SC


Somente acabaremos com o terrorismo, com a violência, se    divulgarmos, promovermos a Solidariedade, onde é aproximar de forma mais humana para uma troca que enriquece a todos os envolvidos. A partir do momento que essa ação se tornar uma filosofia de vida, uma tradição, é que poderá prevenir a ignorância, a carência e a injustiça, que são os ingredientes da violência.





Se continuarmos a achar que a punição e a vingança são os meios para eliminar quem fere, então, 




“Para cada olho ferido, existirá um olho arrancado”.

Esses exemplos de violência citados aqui são apenas alguns em meio a milhares que existe.




Deveremos formar uma estrutura de justiça na qual todos terão as mesmas condições, num patamar de equilíbrio e de oportunidades para viver m paz.














“A semeadura é voluntária, mas a colheita, é compulsória”.

Temos que decidir logo o que queremos colher no futuro, para podermos plantar agora, sem perder tempo, porque a vida passa muito rápido.  Toda a mudança depende de nós. Cada um fazendo sua parte! Diga não à violência!     A mudança começa por você!



Passeando em Jurerê Internacional - Florianópolis - SC




Afinal, O Que Você Quer


Para alcançar mudanças reais e duradouras adote o hábito de fazer a si mesma as perguntas certas. Bem formulada e feita com intenções claras, a pergunta certa apontará a direção correta.




Quando dominar a arte de fazer as perguntas certas, você já terá percorrido mais da metade do caminho para encontrar as melhores respostas. Faça as perguntas corretas e treine o autoquestionamento regularmente. Você desenvolverá perguntas que tanto a colocam em contato com o que regularmente quer quanto a ajudam a encontrar as melhores maneiras possíveis para alcançar isso.



Perguntas eficazes não apenas mudam sua forma de pensar, mas também as escolhas que você faz e as ações que toma. Você reconhece que fez uma dessas perguntas quando pensa “Ah, eu não tinha pensado sobre isso dessa forma”, ou “Essa é uma boa pergunta”, ou algo nesse sentido. Perguntas podem ser usadas para criar novas possibilidades e para desafiar antigas formas de pensamento e antigos comportamentos, além de ser um processo de validação e de encorajamento. Porém, quando fizer perguntas, esteja pronta para ouvir e levar em consideração as respostas.

 Para atentar-se aos tipos de perguntas que você faz, use a lista a seguir como uma forma de garantir que os seus questionamentos a estejam levando na direção correta.
· *Fazer essa escolha me levará na direção daquilo que realmente quero ou me deixará presa ao passado;
· *Estou promovendo a minha felicidade ou a felicidade alheia;
· *Pensar em tomar essa ação está me deixando estimulada ou está fazendo com que eu me sinta consumida;
· *Esse hábito ou essa ação trará gratificações em curto prazo, ou alcançarei satisfação em longo prazo;
· *Estou focando a solução ou o problema;
· *Os pensamentos que estou tendo agora me protegem e promovem minha autoafirmação ou são agressores e críticos;
· *Esse hábito ou essa ação me fortalecerá ou me enfraquecerá.


Exemplos de perguntas que você deve fazer regularmente a si mesma podem incluir:
· *O que eu realmente quero;
· *Supondo que eu soubesse o que fazer, a primeira coisa que faria é.....;
· *Quais soluções eu penso imaginar para resolver esse desafio;
· *Em uma situação parecida, o que já fiz e funcionou;
· *Se eu não tivesse escolha que não fosse fazer as coisas darem certo, o que eu faria diferente daquilo que estou fazendo agora.



"Perguntas eficazes mudam as escolhas que você faz e as ações que toma”



 Experimente a prática de mudar as perguntas. Esse método foi desenvolvido por Marilee G. Adams, fundadora do Center for Inquiring Leadership. Mudar as perguntas requer que você deixe de lado a mentalidade de julgador que foca os problemas e faz perguntas como “Por que não fui convidada” ou “Por que ela não gosta de mim” e adote a mentalidade do aprendiz, em que o foco está na solução, nas escolhas e no que funciona. Então, as perguntas passarão a ser: “Quais opções posso considerar aqui” ou “O que posso aprender com isso”. 

Meu Marido Valdemir no Morro da Cruz em Barra Velha - SC

 Questionar a partir do ponto de vista do aprendiz cria mais perguntas que focam a solução e os resultados positivos.
 Haverá momentos em que uma pergunta fará você não apenas sentir a necessidade de fazer um intervalo, mas também permanecer com ela em seus pensamentos durante algum tempo.

 Quando isso acontecer, trate a pergunta como se ela fosse uma investigação, uma oportunidade para refletir mais profundamente e permitir que as respostas surjam do seu interior. 


Lagoa em Barra Velha - SC

 Perguntas investigativas a empurram para além da superficialidade de seus aspectos mais profundos de sua personalidade.



 Um método útil é adotar uma nova estrutura de pensamento e fazer a pergunta no contexto de busca de uma solução. Portanto, a pergunta “Por que eu estraguei isso” torna-se “O que eu fiz de certo ou o que eu fiz bem”.
“Por que eu sou tão idiota”, na nova estrutura de pensamento, torna-se “Quais evidências tenho de minhas habilidades e dos meus pontos fortes”. “Por que aquela pessoa é melhor do que eu”, torna-se “ De que forma sou diferente daquela pessoa”. 


Minha Filha Jaqueline na Festa de Hemerocallis - Joinville - SC

Mudar a estrutura de pensamento é uma técnica bastante útil que irá ajudá-la a ganhar confiança e desenvolver habilidades para criar perguntas eficientes.


Meu Primo Valdir em S. José - Florianópolis - SC


Por fim, não se esquive de fazer a si mesma as perguntas a respeito dos pontos que você não gostaria de questionar ou de ser questionada. Você sabe.... O tipo de pergunta que a coloca sob pressão ou que se direciona a um assunto que você prefere ignorar.
 Abordar essas questões pode gerar decisões relevantes e até mesmo capazes de mudar sua vida.
                                        Organize sua Vida



Apesar da Estação ainda não ter se manifestado à 
altura, já estamos na Primavera, e porque não falar em flor?

Nessa Edição vou trazer para vocês algumas

informações sobre flores raras que encontrei ao 

longo de algumas pesquisas:



As flores são capazes de nos trazer tanta alegria com suas incríveis cores e fragrâncias. A natureza nos proporcionou tantas variedades, cada uma com suas próprias características e distintos padrões. Todas as flores nesta lista exibem uma infinidade de exuberantes cores que, quando vistas em conjunto, são um colírio especial para os olhos. 




Na verdade, olhando estas fotos você pode entender por que o famoso reformador social Henry W. Beecher certa vez descreveu flores como "a coisa mais doce que Deus já fez e esqueceu de colocar uma alma".

   
     Flor tango azul



O Tango Azul faz parte da família das bromélias, muitas vezes conhecidas por suas coloridas e brilhantes flores. É um híbrido relativamente recente do gênero, que produz uma flor azul e rosa luminescente, muito atraente    para qualquer espectador. Esta flor está se tornando cada vez mais popular no paisagismo e pode ser cultivada dentro de casa. A luz forte e indireta proporciona as melhores condições para o maravilhoso Tango Azul prosperar.


Flor Tigre


Flores-tigre possuem cores fortíssimas e belíssimas estampas, e são nativas do México. Elas têm um ciclo de floração interessante - cada cada flor vive apenas por um dia, mas várias flores normalmente crescem a partir do mesmo caule. Elas florescem no início da manhã, e fecham novamente tarde da noite. As flores vêm em uma variedade de cores e têm esse nome por causa da estampa parecida com a pelagem de um tigre em suas pétalas.


Neomarica Northiana




A Neomarica northiana é uma das plantas mais marcantes do gênero Iradaceae. Ela pode ser encontrada pelas Américas Central e do Sul e suas pétalas exibem formas interessantes, assim como cores brilhantes em azul e branco perolado. O peso exercido pela plântula à medida que cresce faz com que o caule da planta dobre em direção ao solo, e permite que a flor crie raízes longe de sua planta hospedeira. Por esse motivo, ela é conhecida como "íris andadeira".



Flor da Paixão


 A flor-da-paixão, que produz o maracujá,  é incrivelmente intrincada e vibrante e cresce em uma trepadeira. É comumente encontrada nos estados do sul dos EUA, particularmente perto do Tennessee, onde é a flor selvagem oficial do estado. Elas normalmente apresentam pétalas azuis e brancas, com estames salientes, e prosperam em áreas onde há luz solar abundante, o que lhes permite florescer durante o verão.


Gazânia

A gazânia é uma planta nativa da África do Sul que produz impressionantes flores em forma de margarida, em tons incríveis de amarelo, laranja e vermelho. Elas podem ser encontradas em uma variedade de solos de baixa altitude - desde solos arenosos até prados alpinos - e são muitas vezes cultivadas por suas belas cores e pétalas quase simétricas, o que faz delas uma escolha popular para jardins privados.


Papoula Dormideira




As papoulas são famosas tanto por serem uma popular e atraente flor de jardim, como por fornecerem as sementes de ópio usadas em uma variedade de drogas legais e ilegais, incluindo a morfina (e seu derivado, a heroína). A papoula-dormideira é um dos mais belos exemplos da flor, caracterizada pelas pétalas predominantemente vermelhas, com uma cruz branca em todo o centro, perto do estame. Ela é também conhecida como Danebrog, o nome da bandeira nacional da Dinamarca, que apresenta padrões semelhantes.


Downingia cuspidata


A downingia cuspidata é uma distinta flor selvagem, encontrada no noroeste dos EUA. A flor azul possui três pétalas siamesas na parte inferior e uma mancha amarela brilhante no meio, que é usada para atrair polinizadores e ajudá-los a navegar para o centro da flor. Há duas pétalas superiores que muitas vezes ficam proeminentes, como orelhas de coelho, o que dá a ela uma forma única e aparência multicolorida.


Caeté (Heliconia)




O caeté possui flores penduradas semelhantes a uma garra de lagosta, e pode ser encontrado em florestas tropicais pelas Américas Central e do Sul. Ele floresce durante a estação chuvosa, exibindo toda a glória dos seus inconfundíveis tons de vermelho, laranja, amarelo e verde. As flores vibrantes atraem os polinizadores-chave da planta - os beija-flores, que usam o caeté como local para construir o ninho.


Astrantia major




Esta bela flor pertence à família Apiaceae e é encontrada em prados de montanha, campos e regiões de florestas da Europa Central e Oriental. As plantas chegam a até 60 centímetros de altura e as flores possuem vários tons de rosa e branco, com pétalas detalhadas que fazem delas algumas das favoritas entre os jardineiros.


Nymphaea caerulea




Esta flor de lótus é uma vitória-régia, originalmente encontrada ao longo do Nilo e em outros locais ao redor África Oriental, mas que já se espalhou para outras áreas do mundo, incluindo a Tailândia e o subcontinente indiano. A flor tem um centro amarelo, cercado por pétalas coloridas que variam de tons de azul claro a roxo. Como muitas flores de lótus, ela tem um significado simbólico para muitas culturas e também é usada em uma variedade de receitas de bebidas.


Estrelícia


A estrelícia é nativa da África do Sul, onde está até no verso da moeda de 50 centavos do país. Ela é também o símbolo floral da cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos e considerada uma das flores mais atraentes do mundo, famosa por suas brilhantes sépalas alaranjadas e amarelas, intercaladas com pétalas azuis e roxas.

Geissorhiza Radians


Conhecida como "Taça de Vinho", a geissorhiza radians é uma das flores mais originais e fantásticas que você pode encontrar. É uma planta selvagem encontrada na África do Sul e suas flores têm apenas 2,5 cm de largura. Mas o que falta em tamanho, elas compensam através de sua coloração brilhante, que possui um anel roxo em torno de um centro vermelho-rubi. O centro vermelho funciona como um 'alvo', incentivando polinizadores a irem direto para o coração da flor.









O Que Você Quer


Para alcançar mudanças reais e duradouras adote o hábito de fazer a si mesma as perguntas certas. Bem formulada e feita com intenções claras, a pergunta certa apontará a direção correta.







  Quando dominar a arte de fazer as perguntas certas, você já terá percorrido mais da metade do caminho para encontrar as melhores respostas. Faça as perguntas corretas e treine o autoquestionamento regularmente. Você desenvolverá perguntas que tanto a colocam em contato com o que regularmente quer quanto a ajudam a encontrar as melhores maneiras possíveis para alcançar isso.


  Perguntas eficazes não apenas mudam sua forma de pensar, mas também as escolhas que você faz e as ações que toma.   Você reconhece que fez uma dessas perguntas quando pensa “Ah, eu não tinha pensado sobre isso dessa forma”, ou “Essa é uma boa pergunta”, ou algo nesse sentido. Perguntas podem ser usadas para criar novas possibilidades e para desafiar antigas formas de pensamento e antigos comportamentos, além de ser um processo de validação e de encorajamento. Porém, quando fizer perguntas, esteja pronta para ouvir e levar em consideração as respostas.



Para atentar-se aos tipos de perguntas que você faz, use a lista a seguir como uma forma de garantir que os seus questionamentos a estejam levando na direção correta.
· *Fazer essa escolha me levará na direção daquilo que realmente quero ou me deixará presa ao passado;
· *Estou promovendo a minha felicidade ou a felicidade alheia;


Barra Velha - SC
  *Pensar em tomar essa ação está me deixando estimulada ou está fazendo com que eu me sinta consumida;
  * Esse hábito ou essa ação trará gratificações em curto prazo, ou alcançarei satisfação em longo prazo;
· *Estou focando a solução ou o problema;
· *Os pensamentos que estou tendo agora me protegem e promovem minha autoafirmação ou são agressores e críticos;
· *Esse hábito ou essa ação me fortalecerá ou me enfraquecerá.


Barra Velha - SC
Exemplos de perguntas que você deve fazer regularmente a si mesma podem incluir:
· *O que eu realmente quero;
· *Supondo que eu soubesse o que fazer, a primeira coisa que faria é.....;
· *Quais soluções eu penso imaginar para resolver esse desafio;
·* Em uma situação parecida, o que já fiz e funcionou;
· *Se eu não tivesse escolha que não fosse fazer as coisas darem certo, o que eu faria diferente daquilo que estou fazendo agora.

Perguntas eficazes mudam as escolhas que você faz e as ações que toma”



Experimente a prática de mudar as perguntas. Esse método foi desenvolvido por Marilee G. Adams, fundadora do Center for Inquiring Leadership. Mudar as perguntas requer que você deixe de lado a mentalidade de julgador que foca os problemas e faz perguntas como “Por que não fui convidada” ou “Por que ela não gosta de mim” e adote a mentalidade do aprendiz, em que o foco está na solução, nas escolhas e no que funciona. Então, as perguntas passarão a ser: “Quais opções posso considerar aqui” ou “O que posso aprender com isso”. Questionar a partir do ponto de vista do aprendiz cria mais perguntas que focam a solução e os resultados positivos.

 Haverá momentos em que uma pergunta fará você não apenas sentir a necessidade de fazer um intervalo, mas também permanecer com ela em seus pensamentos durante algum tempo.



Quando isso acontecer, trate a pergunta como se ela fosse uma investigação, uma oportunidade para refletir mais profundamente e permitir que as respostas surjam do seu interior. Perguntas investigativas a empurram para além da superficialidade de seus aspectos mais profundos de sua personalidade.

Barra Velha - SC

Um método útil é adotar uma nova estrutura de pensamento e fazer a pergunta no contexto de busca de uma solução. Portanto, a pergunta “Por que eu estraguei isso” torna-se “O que eu fiz de certo ou o que eu fiz bem”.
“Por que eu sou tão idiota”, na nova estrutura de pensamento, torna-se “Quais evidências tenho de minhas habilidades e dos meus pontos fortes”. “Por que aquela pessoa é melhor do que eu”, torna-se “ De que forma sou diferente daquela pessoa”. 

Festa do Hemerocallis - Joinville - SC

Mudar a estrutura de pensamento é uma técnica bastante útil que irá ajudá-la a ganhar confiança e desenvolver habilidades para criar perguntas eficientes.
Por fim, não se esquive de fazer a si mesma as perguntas a respeito dos pontos que você não gostaria de questionar ou de ser questionada. Você sabe.... O tipo de pergunta que a coloca sob pressão ou que se direciona a um assunto que você prefere ignorar.

Na Trilha da Festa do Hemerocallis - Joinville - SC


Abordar essas questões pode gerar decisões relevantes e até mesmo capazes de mudar sua vida.

Organize sua Vida












Nenhum comentário:

Postar um comentário